quinta-feira, 27 de novembro de 2008

A Filosofia da Matriz

Para muitos, 1999 seria o ano do "apocalipse", do fim do mundo, pensamento gerado apartir da previsão de Nostradamus acerca do fim dos TEMPOS, melhor explicando do fim da era de peixes e ínicio da era de aquario para os esotéricos.
Porém 1999 foi um ano de revoluções no mundo, principalmente no mundo dos cinemas, com o lançamento do filme "The Matrix", escrito e dirigido pelos irmãos Wachowski. O filme traz uma abordagem diferenciada acerca do fim do milênio e da revolução tecnologica, ficando cada vez mais avançada com o surgimento da banda-larga e da expansão da internet.
O filme passou despercebido da grande massa mas ganhou um certo status entre os grandes "críticos de cinemas". De fato o filme trouxe mudanças, mas não pelas cenas de ação ou pelos efeitos especiais grandiosos, mas sim porque nenhum outro filme hoolywoodiano chegou tão perto do núcleo, do centro da opressão conteporânea e de retratar, por mais que de forma fantasiosa, a idéia de disputa de interesses característico do materialismo cientifico, do marxismo.
O filme mostra um grupo de rebeldes que ao encontrarem a "verdade" são libertos do mundo da fantasia, indo cada vez mais fundo na "toca do coelho" e ao se defrontarem com o mundo real não vêem outra solução que não a luta violenta contra o império das "máquinas", tendo como peça fundamental o personagem "Neo", o messias que levará os homens à vitória final contra as máquinas.
Em 2004 foram lançado duas sequências para "Matrix", são "Matrix Reloaded" e "Matrix Revolutions", bem mais populares e com a qualidade mais baixa (na questão de roteiro) do que a primeira versão, além de uma série em animação japonesa ( ótima em quesito de "animação"), jogos para video-games, enfim, algo bem mais comercial e menos reolucionário.
Mas em que o "Matrix" mostra mais que os demais filmes? De fao os irmãos Wachowski são fã de animação japonesa(animês), como "Ghost In The Shell" e "AKIRA", dentre outras, obras que em geral se submetem a investigar o interior da natureza humana, assim como outras obras clássicas como "Alice no País das Maravilhas" (longe da "patotada" Disney) e "Alice do Outro Lado do Espelho", que também se comprometem a ser bem mais do que simples matérial para entretenimento. Isso munido ao "comunismo" (pilula vermelha) e a filosofia oriental (sobretudo o budismo e o Taoismo) da obra foram da mais-valia para a concepção de "Matrix".
Uma parte do filme que demonstra a clara concepção da filosofia oriental pode ser o segmento em que Neo vai visitar o Oraculo e logo é questionado por um garoto, com ar de monje, acerca do que é real e do que é ilusão, "a colher não está aqui", e isso é posto como ponto excencial no filme, onde tudo na matriz é gerado pela mente, como defendeu Sakyamuni Buddha (Gautama) que dizia que tudo é condicionado pela mente, e uma vez condicionado pela mente é ilusão, e o apego a ilusão traz sofrimento. É nisso que se embasa o foco da luta em "Sião" (Zion , concepção judaico-cristã de libertação também presente no filme). Alguns não conseguem de desvincular da ilusão e preferem continuar na escravidão da mente.
Algo bastante interessante em todos os três filmes da série são as inumeras "mensagens subliminares". Quem tiver a oprtunidade de rever o filme pode passar horas tentando procurar, em gravuras, em palavras etc. Vale destacar aqui duas cenas do Matrix Reloaded em que Neo caminha para visitar o Oraculo e nessas duas cenas são mostrada uma éspecie de "feira-livre" e nos "estabelecimentos" são mostrados algumas figuras de Jesus, de Maria e de Buddha, logo depois em uma placa é mostrada a imagen de uma deidade Hindu. Vale continuar falando acerca das cenas que se seguem onde ao entrar na "casa" do Oraculo neo e depara com "Seraph" sentado em posição de meditação e, na visão criptografada de Neo ele aparece como um "iluminado".
Mas e então , o que "Matrix" significa então?
Para isso vale destacar uma fala do primeiro filme. " Isso quer dizer que aperte o cinto Dorothy, porque o Kansas vai sumir do mapa".



Nenhum comentário: